O presidente da junta de freguesia, Abílio Mendes, esteve presente no momento que simbolizou o arranque de mais um ano escolar no concelho de Gavião.
A Comenda continua a ser a única freguesia de Gavião que mantém aberta a sua escola primária, que acolhe 24 alunos do primeiro ciclo e do pré escolar.
Uma situação que deve continuar a ser acompanhada com atenção, de forma a que os mais jovens residentes na Comenda e no Vale da Feiteira possam continuar a ter escola de proximidade.
Atente-se no que se passa nas escolas do concelho de Portalegre, este ano frequentadas por 3.300 alunos (sensivelmente a população do concelho de Gavião), o que representa um acréscimo devido ao número de imigrantes a residir no concelho, sobretudo oriundos da Índia, Ucrânia, Angola, Guiné, Nepal e Paquistão.
RICARDO BRANCO COMENTOU:
"Não só do concelho de Gavião, mas da grande maioria dos concelhos limítrofes que viram as suas Escolas do 1° ciclo do Ensino BÁSICO (é bom sublinhar) fechar aquando da chegada da troica, como condição pelo programa de assistência financeira. A Comenda foi das únicas a sobreviver a esta catástrofe social para as Comunidades do interior (que não cumpriam o rácio arbitrário). Muitas vezes não damos o devido valor a coisas simples mas essenciais e de aparente fácil resolução. Para felicidade temos igualmente a sorte este ano de ter uma Professora 5 estrelas que nos faz acreditar num excelente Ano Lectivo. Aproveitem bem pois pode não ser por muitos anos!"
RICARDO AFONSO COMENTOU:
"Há muitos anos a esta parte que a Comenda tem o privilégio de ter duas excelentes profissionais a lecionar nas suas escolas, nomeadamente a professora Ana Maria Nabo no 1° ciclo e a educadora Alzira Evaristo na Educação Pré Escolar! São elementos fundamentais para o sucesso dos seus alunos, às quais estaremos eternamente gratos, enquanto encarregados de educação de crianças que já por ali passaram!"