A bicicleta da Comenda que tinha sítio para colocar o guarda-chuva

 

Esta bicicleta caminha para ser centerária mas ainda anda.

Pode ser vista na Comenda e pertenceu a João Bonifácio dos Santos, sogro de Carlos Rosa Nunes, que foi quem nos mostrou a relíquia.


"Esta bicicleta percorreu dezenas de quilómetros e serviu bem o meu sogro e a minha sogra, Maria José Lopes, a quem pertenceu", contou-nos por um dia destes de verão. "Chegava a transportar três pessoas: o meu sogro, a minha sogra e a filha", detalha com emoção.


Esta é uma bicicleta especial pois tinha na roda a frente um funil que servia para colocar o guarda-chuva.


Como dá para perceber, esta maravilha de duas rodas e pedaleira ainda mantém a sua última matrícula.

E, sim, a sua buzina ainda funciona na perfeição.

João Bonifácio e a esposa (1954)

Ainda a propósito de bicicletas, aqui deixamos o divertido comentário do Luís Guedelha:

"Aprender a andar nestas bicicletas na minha altura de aprendiz e penso que todos também começaram assim:
1- andar só num pedal
2 - andar por baixo do quadro,a coisa tava a progredir.
3- andar por cima do quadro ...porra bati com o abono de família.
4- andar sentado no assento.
5-sentado e pedalar sem mãos.
6- malhar no chão e ainda levar uma carga de porrada por entortar o guiador e a roda da frente.
7- E assim aprendi a andar nestas bicicletas."