Ribeira da Venda vai ter mais árvores, a plantar no próximo inverno


A foto é do Carlos Alexandre, ex presidente da junta de freguesia de Comenda, e foi tirada num dia deste verão. Mostra as piscinas da Ribeira da Venda em pleno, comprovadamente como um dos locais de eleição de Gavião em tempo não apenas estival.

Como todos sabem, estas piscinas não foram fáceis de concretizar e vários foram os presidentes de junta que muito trabalharam para que isto fosse possível, de Manuel Jesus Duarte (sobretudo ele) a Carlos Alexandre (presidente em exercício aquando da inauguração do tanque grande), passando por Manuel Morais e por Rui Paulino. Foi uma luta de mais de 20 anos que não devemos esquecer para que não volte a acontecer uma 'novela' tão prolongada que passou mesmo por uma passagem de José Sócrates pela Ribeira da Venda, conforme o atesta a placa à entrada.

É certo que estas piscinas podiam ter outra dimensão e também que a Ribeira da Venda podia ser uma verdadeira praia fluvial, o que não é pois nem o mais corajoso se atreve a mergulhar nas águas do açude, nesta altura muito curtas por falta de caudal. Mas essa é outra história.

Apenas voltamos à Ribeira da Venda para revelar a intenção da Câmara Municipal de Gavião de no próximo inverno plantar "árvores feitas" na zona do estacionamento, junto aos grelhadores e noutros espaços deficitários. A revelação foi feita pelo vice presidente António Severino, após interpelação do vereador Rui Paulino, na última reunião da Câmara de Gavião. A autarquia está disposta também a pôr a funcionar devidamente o sistema de rega.

Rui Paulino deixou ainda o alerta para a situação de alguns choupos altos, cujos ramos secos podem pôr em causa a integridade física de alguns utentes deste magnífico espaço.