Terrenos da Ribeira da Venda são finalmente da junta de freguesia de Comenda!

 


José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, revelou hoje, em reunião de Câmara, que os terrenos da Ribeira da Venda são finalmente propriedade efetiva da junta de freguesia de Comenda, assim terminando um processo que se arrastava há vários anos, desde a doação feita por Jorge Bastos, antigo proprietário da Herdade da Comenda/Vale do Grou.

Como se sabe, a administração do parque de merendas sonhado e concretizo por Manuel de Jesus Duarte pertence hoje à Câmara Municipal, através de contrato de comodado com a junta de freguesia.

A situação anterior, precária, não deixava a autarquia fazer os investimentos que pretende numa praia fluvial recentemente classificado como de cinco estrelas. Concretizada a escritura na passada sexta-feira, agora a autarquia tem luz verde para valorizar o parque de merenda que é ex libris da Comenda. Desde logo, a propriedade da junta de freguesia será delimitada.

José Pio anunciou que as mesas e cadeiras serão substituídas em breve. A autarquia foi obrigada a fazer um esforço financeiro pois a empresa que tinha contratado para esta empreitada apenas tinha o material disponível e setembro.

Hoje mesmo, uma equipa da autarquia está a trabalhar na Ribeira da Venda, cortando a relva e tratando de outros arranjos. José Pio garantiu que a ponte de acesso à ilha será também consertada.

Fora de serviço vai estar o parque infantil, que foi totalmente chumbado por uma recente inspeção.

Quanto à ribeira, José Pio reconheceu que há "problemas de poluição" mas disse que a autarquia só poderá avançar com projetos para a ribeira depois de autorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, o que agora, sim, poderá ser possível, tendo em conta que a propriedade efetiva é da junta/Câmara.

Os vereadores Rui Vieira, da CDU, e Vítor Filipe, do PSD, levantaram várias questões sobre o parque de merenda, reclamando a sua requalificação.


Comunicado da Câmara Municipal de Gavião:
Na passada sexta-feira, mais um grande objetivo do Município de Gavião foi concretizado. Legalizámos, mediante escritura, os terrenos da Ribeira da Venda e área envolvente num total de 5,7ha.
Trata-se de um espaço único do nosso concelho, que queremos potenciar ainda mais e só com este passo podemos atingir este objetivo, tornando ainda mais magnifico este local.
Brevemente iremos realizar um protoloco com a junta de freguesia de Comenda, dando assim cumprimento áquilo, que sempre foi a vontade da família Bastos, dar ás gentes da Comenda a fruição deste espaço.