O que estão a ver não se reporta ao que aconteceu numa recente comissão parlamentar a propósito da TAP ou do SIS, é apenas a melhor pega da garraiada que ontem aconteceu em Tolosa.
Pegar esta vaca valia 150 euros mais 10 imperiais mas o bicho deu luta e tirou o pegador do meio dos cornos, tendo o prémio ficado pelos 50 euros mais as dez imperiais, claro.
Com a pequena praça cheia, foi sobretudo a juventude que se aventurou a pegar as vacas e o novilho que saíram para a praça.
Eu sei que os chamados amigos do animais são meninos para denunciar esta peça de reportagem à sociedade protetora, à proteção civil e até ao SIS (já agora que se tornou rotina).
Já sei que esta imagem também será capaz de irritar os indignados das redes sociais mas para mim reflete apenas a paixão pelas corridas de touros destes gentes do Alto Alentejo. Uma paixão comprovadamente passada de geração para geração e que só entende quem aqui nasceu e quem aqui vive estes momentos de 'fiesta' que passam não apenas pelo que acontece no redondel mas que também resultam da fruição de tudo o que envolve este espetáculo.
Um espetáculo sob a ameaça de quem nunca o percebeu ou quis entender mas que, pelo que vejo, vai resistindo. A verdade é que nunca vi por aqui manifestações anti-touradas mas até gostava de ver essa malta por aqui para apreciar o resultado. Podem vir à vontade, estamos todos à vossa espera!