A entrada na Eco Laguna de Gavião, que será inaugurada no próximo sábado e entrará em pleno funcionamento a partir do dia 13 de junho (3.ª feira), vai ter um custo de 3 euros para o dia inteiro. A nova piscina de água salgada e fundo de arei estará aberta das 10 às 19 horas, encerrando para manutenção sempre à 2.ª feira.
Hoje, em reunião de Câmara, foram aprovadas as normas para o funcionamento deste equipamento que custou 1,5 milhões de euros e que inclui a Casa das Artes, onde irá funcionar um espaço artístico, o museu da Banda Juvenil e o Posto de Turismo.
Para quem só quiser passar meio dia na piscina, o custo da entrada será de 2 euros. Até aos seis anos de idade, as entradas serão gratuitas e os jovens entre os 7 e os 17 anos vão pagar 1,20 euros por meio dia e 2 euros pelo dia completo.
Quem comprar um cartão com dez entradas terá uma entrada gratuita e quem tiver cartão jovem ou de idoso terá um desconto de 50 por cento.
A piscina tem uma lotação máxima de 1000 pessoas e só poderão estar 300 nos tanques ao mesmo tempo. Haverá espreguiçadeiras para alugar e um bar em funcionamento que já está concessionado.
As normas foram aprovadas apenas com a abstenção do vereador do PSD, Vítor Filipe, que se mostrou contra o uso do espaço para eventos privados ou empresariais, algo que não foi absolutamente esclarecido. A autarquia apenas se mostrou disponível para ceder pontualmente o espaço às escolas ou as instituições sociais, excluindo desde logo as associações.