José Pio lamenta o que está a acontecer na Saúde de Gavião e compara a Ribeira da Venda com o Alamal

 


Estivemos na última reunião da Câmara Municipal de Gavião, de que já demos aqui algumas notícias. Fica agora uma síntese da mesma.

A Câmara decidiu contemplou a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Gavião com mil euros para a sua festa de fim de ano.

O CCD Ferraria terá um apoio de 400 euros para os troféus do torneio de karaté que organizou.

O CC Torre Cimeira poderá contar, diz 10 de junho, com mesas e cadeiras para a sua festa dos santos populares.

O programa Gavião Jovem Férias Ativas concede bolsas de 150 euros para dez jovens que queiram integrar um programa dividido em quatro períodos, de 13 de julho a 28 de agosto.

Haverá também uma bolsa de 250 euros para dez jovens que pretendam participar, durante 6 meses, no programa do IPDJ que possibilita um trabalho temporário nos serviços autárquicos.

A Unidade Móvel de Saúde de Gavião registou, segundo José Pio, "uma excelente atividade" nos últimos meses, sobretudo no apoio de serviços continuados de saúde.

A ADIC Comenda viu ser-lhe concedida a cedência de dois palcos e 70 mesas e cadeiras para um evento que irá decorrer dias 9 e 19 de junho.

O ninho de empresas de Gavião passará a ter uma das suas garagens ocupadas por uma empresa de produtos de limpeza que pretende mudar a sua sede de Alcobaça para Gavião.

O mesmo ninho de empresas passará a contar com um ginásio e com um gabinete para fisioterapia.

Houve seis concorrentes ao bar da nova piscina descoberta de Gavião. Venceu Paulo Fazendas, que terá de pagar uma renda de 630 euros + IVA durante o verão e de 50 euros no restante período.

José Pio considerou "um exagero" a renda de mil euros que o vencedor da licitação para a exploração do bar/restaurante da Ribeira da Venda terá de pagar durante todo o ano. Houve seis concorrentes e venceu Atílio Domingos, atual concessionário. Surgiram candidatos de Almada e de Ponte de Sor, Face a preocupações colocadas pelo vereador Rui Vieira, José Pio disse: "Vamos tentar que o serviço tenha algo de mais profissional". José Pio mostrou-se surpreendido com o valor que este concurso atingiu. "Se a Ribeira da Venda vale mil euros, o Alamal vale dois mil", desabafou.

A antiga casa de João Ascensão, junto à nova piscina, irá chamar-se 'Casa das Artes' e albergará o posto de turismo, uma sala museu da Banda Juvenil e os trabalhos do escultor Luís Rodrigues.

A Câmara ainda não sabe o que fazer ao atual pequeno posto de turismo junto às bombas de gasolina.

O vereador Rui Vieira considerou "uma coisa do outro mundo" o facto de o posto médico da Comenda estar fechado quase há dois meses, depois de um incidente com um médico. José Pio concordou e disse que não se justifica o facto de os serviços de enfermagem e administrativos não estarem ativos neste posto médico. "É o mínimo", precisou.

José Pio disse que o grande problema da saúde em Gavião passa pelo facto de o concelho não ter um delegado de saúde. O presidente da Câmara lamentou que o médico Jorge Rebelo tenha acordado com a Câmara fazer 44 horas semanais e estar só a fazer dez. "Não está a cumprir minimamente", disse.