Eusébio Moreno, o autarca da Comenda lembrado numa rua da aldeia

 


Há poucos dias, num pequeno tour pela aldeia da Comenda, confundimos os nomes de Eusébio Leão e Eusébio Moreno e referimo-nos a esta rua como se tivesse o nome do primeiro, o médico e político que proclamou a República, na varanda da Câmara de Lisboa, no dia 5 de outubro de 1910.

Corrigido a seu tempo o erro, mais uma vez após alerta de uma atenta leitora deste blog que não tem alguma pretensão que não seja reviver um pouco do passado da Comenda e do que a envolve mas também falar um pouco do presente e das nossas gentes.

Veio tudo isto a propósito desta improvisada indicação toponímica da Rua Eusébio Moreno. De que se acrescenta a informação, colhida na tese de mestrado de Edviges Apolinário sobre a toponímia de Gavião e da Comenda (há qual iremos voltarmos muitas vezes), de que Eusébio Moreno foi secretário da junta de freguesia da Comenda e da Câmara Municipal de Gavião, "tendo sido um acérrimo defensor dos direitos da população junto do executivo camarário, nos anos 30 do século XX".

Esta rua também foi conhecida por Rua do Cabeço. 

Agradecemos também a visita que nos fez a doutora Edvidges, professora em Ponte de Sor e residente na Ferraria, para uma primeira conversa sobre temas que ambos adoramos. Esta sua tese de mestrado em Estudo do Património, concluída em 2016, é um verdadeiro tesouro para a História de Gavião e da Comenda, a merecer urgente edição.