A Torre do Relógio da Comenda e a sua Bela Vista

 


Eis a Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Comenda, concelho de Gavião.

Onde voltamos a propósito do seu relógio.


Uma oferta de Abílio e Leocádia da Silva, que eram moradores na Rua Delfina Pequito Rebelo, à paróquia e ao povo da Comenda. O relógio foi inaugurado em 1978 e provavelmente devido a estas histórias da mudança da hora está agora atrasado cinco minutos, o que se reflete também quando os sinos assinalam a hora certa e a meia hora, ali bem perto da grande casa de esquina que pertenceu ao dr. Mário Ferreira d' Almeida (que era de Vizela) e onde este viveu com a sua esposa, dona Lurdes.

Aqui se abre, no Larga Conselheiro Pequito Rebelo, onde está também o posto de saúde (onde hoje fomos muito bem atendidos), a rua da Bela Vista, que dispensa comentários sobre a origem do seu nome.

E Bela Vista é também a cidadela que podemos ver bem perto, já no Largo Mário Ferreira d'Almeida, uma casa que pertence à família que criou o famoso pão-de-ló de Alfeizeirão, tal como nos contam.

LUIS GUEDELHA:

'Ou melhor, a torre do sino, o relógio veio muito depois e foi oferta do grande Abílio Alves da Silva.

Na inauguração do relógio até choveu, o São Pedro fez a vontade ao povo pois estes aproveitaram estar ali altos corpos gerentes para pediram a água canalizada, pois era coisa inexistente na Comenda na altura da dita inauguração do dito relógio da torre.

Assim que se destapou a  placa de pedra mármore com a data e o nome do bom benfeitor da Grande oferta, o povo aplaudiu e ...

Queremos a água... queremos a água...

Queremos a água...

Há querem água disse o São Pedro...

Abrindo a torneira ... aí a têm...

Foi risada total com algumas fugidelas ... 

É que a água era molhada mesmo ...

Há é verdade...nesse dia comi fiambre pla primeira vez eu e muitos como eu éramos muito novinhos na altura ,pois ouve um lanche com beberete logo a seguir no salão paroquial...."