Ouro, prata, gatos-bravos vulneráveis, águias e garças em situação crítica na área da central solar do Polvorão


 Como já se sabe, os trabalhos para a construção da central solar fotovoltaica do Polvorão já começaram na Comenda.

Aqui ficam algumas curiosidades sobre esta central:

--> Prevê-se que os trabalhos de construção envolvam em média 100 trabalhadores permanentes e 400 trabalhadores em período de pico. Sempre que possível, será dada preferência à contratação de trabalhadores locais, sendo que, quando o mesmo não se verifique suficiente para suprir as necessidades da obra, serão contratados trabalhadores “não locais”. 



-->  Em termos de pessoal em permanência no terreno durante a operação, antecipa-se a presença de 5 a 6 trabalhadores afetos à instalação.

--> A Estrada Nacional 118, servirá de acesso à Central Solar Fotovoltaica. Todo o recinto da instalação estará protegido por uma vedação.

-->  A zona onde serão instalados os painéis fotovoltaicos localiza-se sobre a designada Faixa Blastomilonítica que apresenta potencial para a ocorrência de minérios com ouro (Au), prata (Ag) e ainda cobre (Cu) e antimónio (Sb).

--> A mamofauna está potencialmente representada por 20 espécies na área a afetar, sendo que foi possível confirmar apenas a presença de uma espécie de mamífero: javali. De entre as espécies potenciais para a área de estudo contam-se cinco espécies classificadas como “vulneráveis”: o gato-bravo, o morcego-de-ferradura-grande , o morcego-se-ferradura-pequeno , o morcego-rato-grande e o morcego-de-peluche.



--> Na área estão identificadas 133 espécies de aves para a área de estudo, 45 das quais confirmadas durante o trabalho de campo. De entre as espécies de aves elencadas para a área de estudo contam-se 15 que se encontram ameaçadas: uma espécie classificada como “Criticamente em perigo”, abutre-preto; três espécies classificadas como “Em perigo”, águia de Bonelli [na imagem], britango, garça-vermelha; 11 espécies classificadas como “Vulneráveis”, noitibó-cinzento , noitibó-denuca-vermelha, ógea , milhafre-real , cegonha-preta , cuco-rabilongo , bútio-vespeiro , sisão , maçarico-das-rochas , alcaravão , e chasco-ruivo.