Clube Castelanense reuniu digitalmente e apresentou balanço da comunidade energética

 


O Clube Castelanense assinalou esta terça-feira o seu 73.º aniversário através de uma vídeoconferência que juntou alguns dos seus associados e que foi moderado por Júlia Pedro.

A sessão serviu para sobretudo consolidar projetos do clube e também para fazer o ponto da situação sobre a comunidade energética da Comenda e do Vale da Feiteira que está a ser liderada pelo clube.

Ricardo Branco explicou que os 20 membros pioneiros da comunidade energética estão consolidados e que apelou a que estes consigam encontrar mais quatro aderentes que podem também vir a beneficiar de redução tarifária nos consumos de eletricidade.

Neste momento, da parte da comunidade energética apenas falta fazer este trabalho, de forma a cumprir os requisitos da candidatura. Falta a palavra final da empresa de energia que se comprometeu a avançar também com o projeto e que ainda não apresentou as condições finais, nomeadamente as que concretizam as reduções tarifárias.

A comunidade energética da Comenda não põe de parte a possibilidade de negociar com outras empresas de energia a concretização deste projeto que passa pela instalação gratuita de painéis fotovoltaicos nas instalações dos aderentes pioneiros e também pela adesão de outras famílias da Comenda e Vale da Feiteira que poderão vir a beneficiar de descontos na conta da eletricidade embora num patamar diferente do definidos para quem terá painéis instalados e estará a produzir energia. Isto porque o projeto impõe que seja definida uma quota na ordem dos 80 por cento de auto-consumo.