O centro cultural e recreativo 'O Choupinho', na Comenda

 


Ontem à noite, com o frio a entranhar-se na pele, empurrado por esse vento a que muitos chamam espanhol, parei para tirar esta foto ao café 'O Choupinho', no Largo Nossa Senhora das Necessidades da Comenda que muitos ainda conhecem por Largo do Ti Cortez (ainda se vai a tempo de recuperar o nome antigo).

A Comenda tem hoje dois cafés - mais acima, o 'Avenida', em frente à junta de freguesia - mas hoje vou apenas falar de 'O Choupinho' da dona Arménia e do senhor Miranda.


O café esteve cinco dias fechados para descanso do casal que o abre todos os dias às seis da manhã e fecha muitas vezes já depois da meia-noite. Parece algo de muito normal mas a verdade é que durante esse lapso de tempo a Comenda sentiu a falta do seu grande centro cultural e recreativo, um ponto de encontro para conversas, atualização de notícias ou simplesmente para uma mini (ou talvez duas, digo eu).

Em aldeias como a Comenda, cafés como 'O Choupinho' não apenas matam a sede e a fome como funcionam sobretudo com centro gregário, sendo muitos deles, como é o caso, o coração de uma aldeia.

Por isso, numa noite de gelo, com saudades do calor de que nos vamos certamente fartar em breve, parei para o registo.

E agora, vai um 'choupinho' ou ainda é muito cedo?