Montalvão Vintage é um espaço surpreendente de Montalvão

 


Montalvão mostrou o seu passado e também o seu presente a um grupo de amigos da página Gavião e Nisa Património e Turismo que por ali passou no passado domingo, a propósito do IV aniversário deste grupo com mais de cinco mil membros, muitos deles residentes ou naturais da Comenda.

O dia começou com uma visita ao Montalvão Vintage, a antiga escola primária adaptada a espaço museológico e onde 'vive' também a associação Vamos à Vila.

Na antiga escola preserva-se o espaço de uma sala de aula, onde quem lá chega é convidado a fazer o papel de aluno e a escutar uma lição através de um curioso holograma.

Nas paredes, fotos de antigos alunos e mapas escolares. Só falta a fotografia de Oliveira Salazar junto ao crucifixo!

Uma ideia espetacular num espaço inaugurado em 2020 pelo então secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e que conta com uma curiosa intervenção artística junto do edifício recuperado (uma bota e uma enxada).


No mesmo espaço podemos ficar a conhecer melhor também a 'rota do contrabando', uma atividade que alimentava a economia de Montalvão antes de entrarmos em espaço da união europeia mas sobretudo no tempo anterior a abril de 1974.


O presidente da junta de Montalvão, Rogério Belo, fez questão de estar presente neste momento e nos outros que seguiram na visita a Montalvão e a Salavessa.