Notícias de Gavião: da nova piscina à nova zona industrial

 


A prestação de contas é um desígnio que deve ser cumprido mesmo quando, no caso das autarquias, prevalecem maiorias absolutas, como é o caso de Gavião.

Regista-se, por isso, a edição de mais uma revista municipal que nos dá conta da atividade da Câmara Municipal dirigida pelo socialista José Pio e que é governada em exclusivo por elementos deste partido (os outros dois, de cinco, vereadores eleitos, do PSD e da CDU, não têm pelouros sob a sua responsabilidade).

A revista 'Gavião com Vozs' no essencial dá conta de obras executadas e no caso particular da Comenda dá destaque ao que foi feito na Alameda das Tílias, na zona norte da aldeia.

O boletim municipal destaca ainda a conclusão das obras de eficiência energética na piscina coberta, a remoção de amianto no agrupamento de escolas de Gavião e a incubadora de empresas não tecnológicas também instalada em Gavião, para além, entre outros projetos, da execução de campo de padel, igualmente na sede concelhia.

Em execução está, em bom andamento, a piscina descoberta, também para Gavião, a inaugurar no próximo verão e o Museu dos Carros de Atrelar, cuja instalação está prevista para o edifício do antigo seminário (que está em obras). Este museu irá aproveitar o valioso espólio que se encontra na Quinta da Margalha, uma coleção reunida por José Hipólito Raposo.

O boletim fala ainda da nova app e do site municipal (que estão longe da otimização) e dá-nos boas notícias relativamente quanto ao combate à vespa asiática (8 ninhos detetados e destruídos em 2022 contra 84 no ano anterior).

José Pio sublinhou que Gavião é um concelho que quer "voar cada vez mais alto" e é bom ter sempre a intenção de ir mais além. Espera-se, por isso, que a zona industrial prevista para a zona do cruzamento para a Atalaia na estrada nacional frutifique e o mesmo para a zona industrial da Comenda, que continua às moscas. A criação de emprego é nuclear para contrariar o inverno demográfico que se sente e para dotar o concelho de ferramentas para o seu desenvolvimento sustentável, um desenvolvimento que, num concelho como o de Gavião, deve ser estendido a todo o território, fugindo à tentação de concentrar tudo na sede concelhia.

O boletim municipal encontra-se disponível na junta de freguesia da Comenda.