Morreu Francisco Porfírio Tomé


Aqui reproduzimos uma nota do Clube Castelanense que nos dá conta do falecimento de um ilustre comendense, Francisco Porfírio Tomé:

"É com profundo pesar e consternação que partilhamos convosco a notícia do falecimento do nosso Presidente e único Fundador ainda vivo - Francisco Porfírio Tomé, aos 88 anos (1934 - 2022).

Deixa-nos a sua eterna memória e o seu legado transcrito na obra "Comenda com Gente" pp. 288- , bem como a responsabilidade de mantermos a chama viva desta Instituição a que deu corpo e alma e da qual muito se orgulhava de ter sido fundador e de hoje assumir a sua presidência.

Num ano o Clube Castelanense perde as suas duas figuras de referência, na certeza porém de que a sua perseverança e exemplo de dever cívico e de cidadania, prevalecerão nas novas gerações que agora assumirão esse testemunho.

O seu último acto em prol da nossa Comunidade, já hospitalizado e em estado de saúde muito debilitado, foi a convocação da Assembleia Geral Ordinária Electiva para o próximo dia 21 de Janeiro de 2023, para a qual nos convoca e na qual será lembrado."

O velório decorre hoje manhã na casa mortuária em Mafra (localidade onde residia), com missa as 15h30, seguindo depois o cortejo fúnebre para o crematório de Barcarena pelas 15h45h.

Francisco Porfírio Tomé nasceu em Castelo Cernado no dia 5 de julho de 1934 e aqui viveu até aos 17 anos, radicando-se depois na região da capital. Era filho do mestre Domingos Tomé.