Bombeiros Voluntários de Gavião homenageados nos seus 75 anos de bons serviços

 


Hoje estivemos em Gavião para confirmar os nossos dados como cidadãos portugueses residentes neste concelho. Como sempre, fomos atendidos excelentemente na repartição pública que trata destes assuntos. Pode não parecer muito mas quem vem habituado ao caos das cidades neste domínio não pode deixar de relevar o pormenor.


No regresso, consegui fotografar o mais recente monumento da sede concelhia: uma homenagem ao corpo de bombeiros locais. Os Bombeiros Voluntários de Gavião, até há pouco tempo Bombeiros Municipais de Gavião, celebraram recentemente 75 anos de bons serviços à população e esta escultura de Santos Carvalho, na imagem acima, emoldurada com mármore de Estremoz, homenageia essa missão.

Sou de um concelho, Matosinhos. com 170 mil habitantes e com quatro associações humanitárias de socorro e conheço bem também a sua importância e sobretudo o voluntarismo dos seus dirigentes e operacionais. Também conheço razoavelmente a realidade de Vila Nova de Gaia, o terceiro concelho mais populoso do país, com 300 mil habitantes, que conta com seis corporações de voluntários e um agora Batalhão de Bombeiros Sapadores. Um concelho com muita população em zona urbana mas também em zona rural que todos os anos apoia diretamente cada uma das associações humanitárias com cerca de 70 mil euros de subsídio direto (sem contar com a oferta de material), para além de um investimento de alguns milhões por ano no seu corpo profissional de bombeiros.

O serviço dos bombeiros muitas vezes passa-nos ao lado e tendemos a dar-lhes apenas importância quando temos "a casa a arder". O envolvimento com o seu trabalho é essencial e o mínimo que podemos fazer é tornarmo-nos sócios dessas associações humanitárias e contribuir sempre que possível. Aqui em casa esse serviço mínimo já está cumprido.

Não sei se repararam, mas o último verão, que foi escaldante, passou sem qualquer ocorrência de incêndio no concelho de Gavião, um concelho com uma significativa mancha florestal, como todos sabem. O serviço de sapadores florestais muito terá também contribuído para tal.

Parabéns aos nossos voluntários!