Querem carolos? Cá vai uma receita...


 


Comenda é também uma terra de bons vizinhos e só assim já pude provar os famosos carolos, doçura que percorre grande parte da Beira Baixa e entra pelo Alto Alentejo.

A minha amiga Andrea Neves, correspondente da RTP em Bruxelas, que é da Covilhã, fez o favor de mandar a sua receita desta maravilha feita com milho muito miúdo.
 

Por o carolo a ferver em água com uma pitada de sal. Deixar cozinhar um pouco. Depois, junta4 leite e açúcar e em lume brando só temos que mexer para não pegar à panela. Mexer sempre. Juntar cascas de limão e uma gema de ovo batida. Gema pode ser dispensada... Quando colocar nas tigelas, para quem gostar, usar também a canela quando tudo está quente, caso se pretenda menos intensidade de canela só colocar quando tudo estiver quase frio.


"A minha mãe gosta de as passar no fim pela varinha mágica… ficam mais em creme. Mas eu gosto como essas… com “grumos” como dizemos por lá. Na verdade é muito simples. Tal como o arroz doce convém ser com leite gordo mas se fizerem com meio gordo funciona na mesma. Magro nem pensar 🙂 Depois é do gosto… eu gosto mais delas no dia a seguir quando por vezes dão para cortar à talhada "