Comunidade energética da Comenda/Castelo Cernado dá os primeiros passos

 


As instalações do Orfeão da Comenda foram palco de uma primeira sessão organizada pelo Clube Castelanense que visa a criação de uma comunidade energética na nossa aldeia. O projeto está pronto para ser lançado pela empresa CleanWatts (uma, entre muitas, empresas do ramo), que apresentou o seu plano estratégico perante uma plateia de uma dezena e meia de participantes, entre os quais o presidente da junta de freguesia de Montalvão, interessado em conhecer o projeto.

Esta comunidade passa pela instalação de painéis solares em telhados ou quintais, a custo zero mas com uma fidelização de 20 anos e que irão produzir energia para a rede. A comunidade energética, conforme a produção, irá beneficiar, segundo os promotores, de um desconto importante na fatura final. Um desconto em parte da fatura final na ordem dos 20/30 por cento. Ao fim de 20 anos, os painéis, que se apresentam com uma vida na ordem dos 35 anos, passarão a ser propriedade de cada um dos elementos da comunidade, podendo ser usados para a produção e venda de energia.

Note-se que estamos a falar de painéis que não estão destinados, em princípio, a produzir energia para consumo próprio.

No essencial, a produção energética da comunidade será colocada na rede e não será para utilização dos seus produtores. O benefício final resulta de consumos a preços abaixo dos praticados pelos distribuidores de energia.


A comunidade a criar terá de ficar circunscrita a um raio de dois quilómetros, ou seja, abrangendo a Comenda e o Vale da Feiteira. Para arrancar precisa da instalação de 500 metros quadrados de painéis solares, com fidelização obrigatória durante a vigência do contrato de exploração.

Fica agora por definir um regulamento da comunidade em embrião enquanto se espera que os requisitos mínimos para o arranque sejam conseguidos, num processo que a nível local representa a 41ª iniciativa do Arquivo Digital e Imaterial da Comenda.

 A data limite para a manifestação de interesse termina a 31 de Dezembro. Abraço e até breve.

A Comunidade vai designar-se - Leste II - Clube Castelanense (caso seja aprovada em AG que será marcada para 21 de janeiro de 2023).

MAIS INFORMAÇÕES

clube.castelanense@gmail.com