Um grande dia de Feira dos Cereais em Gavião

 


Consumadas as principais colheitas, a tradição ainda é o que era e um pouco por todo o Alentejo sucedem-se as feiras dos cereais. Aconteceu este domingo em Gavião e a imagem que ilustra este texto fala por si: foi um sucesso.

Uma feira que se estende praticamente por toda a vila que é sede de concelho e que privilegia os produtos da terra, do feijão (de qualidades algumas que desconhecia) às nozes e à fruta (com a maçã a ser vendida em balde), para além de algum artesanato e de muita roupa e sapatos vendidos pelos chamados tendeiros. Tudo ordenado, tudo organizado, com segurança, e apenas com uns tímidos pingos de chuva.

                                 A bela castanha já anda por aí a saltitar

A roulote das farturas à espanhola estava forte e com fila contínua, bem assim como o único posto de venda de frangos assados, onde esperei 30 minutos até receber um belíssimo e crocante exemplar que já comi na...Comenda. E foi por ali, junto da tenda dos frangos, que pude apreciar também o nosso presidente da Câmara, José Pio, em ação, junto aos fiscais que cobravam 10 euros por espaços de oito metros de 'montra'. O negócio parece ter corrido bem a todos e não houve, pelo que percebi, protestos. Para a autarquia foi também uma receita interessante.

Foi uma bela Feira dos Cereais, sim senhor, a nossa segunda desde que nos deixamos enamorar por estas terras do norte alentejano. Venham mais enquanto vou tratando de um queijo de Orca que arremetei por 9 euros, desta vez traindo a arte da queijaria de Nisa...