Como todos já perceberam, o investimento no interior do país é uma ave que migra para Portugal apenas de quatro em quatro anos. Os milhões são descarregados à tonelada nas grandes áreas metropolitanas para o sistema de transportes - autocarros, metros, comboios, aviões/aeroportos, trotinetas... - enquanto por cá se quisermos ir a Portalegre temos de sair bem cedo de casa e ficar à espera do autocarro que regressa da capital distrital ao fim do dia.
Pois bem, boas notícias. A CP acaba de colocar mais um serviço na Linha do Leste, que passa aqui bem perto, depois da Cunheira, na Chança. Até aqui, apenas um comboio circulava entre o Entroncamento e Badajoz - mas pouco mais de duas horas sobravam entre a chegada à cidade espanhola e a partida para o regresso no mesmo dia,
Com este segundo serviço, podemos apanhar o comboio para Badajoz em Chança às 10.45 horas e às 13.13 horas (hora espanhola) estaremos em Badajoz, com um tempo de viagem de 1h28. Para aproveitar bem o tempo de estada em Badajoz, o regresso pode ser feito às 19.41, para uma chegada prevista a Chança às 20.08 horas.
O bilhete de ida e volta custa 17,20 euros mas quem tem mais de 65 anos só paga metade para este passeio a Badajoz (a Elvas ficará um pouco mais barato).
O serviço regional será mantido, porém, por automotoras Allan a diesel, uma automotora holandesa fabricada a meio do século XX e cuja frota a CP restaurou em 1990. A Allen não ultrapassa os 100 quilómetros hora e, aí vem o tal mas..., avaria muitas vezes! A velhice é tramada.
Como diz o povo, migalha também é pão e para os comendenses esta é uma boa notícia a propósito de uma ligação por comboio também possível para Portalegre (embora a estação fique distante da cidade), Arronches ou Elvas.
Claro, para apanhar o comboio em Chança não dá para ir a pé mas já estamos habituados a apanhar boleias para a estação de Belver ou então a pagar um táxi que fica mais caro que uma viagem de comboio Belver-Porto. E não é de esperar que alguém no Terreiro do Paço se lembre de lançar por aqui uma linha de metro carril...
Badajoz à vista agora e com tempo para num dia só conhecermos melhor esta cidade estremenha. Fica a sugestão.
PS - Com este segundo serviço de transporte na Linha do Leste duplicam também os horários para o percurso Chança-Entroncamento (via Ponte de Sôr e Abrantes). Serviço com saídas do Entroncamento às 9h28 e 14h57 (7 euros o bilhete para um tempo de percurso de 1h16) e com saídas de Chança às 14h37 e 20h09 com destino ao Entroncamento.