O Pedro ama as pedras e é um menino extraordinário do interior profundo de Portugal



Este é o Pedro Silva. Tem 14 anos e vive no Monte da Pedra. O pai, que está a trabalhar na Comenda, junto do irmão, José Silva 'Garrincha', soube que estava a decorrer mais uma campanha no campo arqueológico da Horta da Torre, onde está a ser revelada uma singular villa romana, a um quilómetro da sulfúrea de Cabeço de Vide.



O Pedro é um apaixonado, digamos, por pedras. No campo da geologia, a vulcanologia é a sua paixão. Ele esteve connosco durante um dia de trabalho e foi uma verdadeira revelação, não apenas pelos conhecimentos revelados na sua área preferida de estudos mas também pela sua personalidade e empenho. Eu sei que já sabem mas para mim foi emocionante ver como um miúdo do interior profundo de Portugal ama a sua terra e consegue revelar uma educação e cultura muito acima da média.
As palavras que o diretor da escavação, o professor André Carneiro, docente da Universidade de Évora, dirigiu ao pai do Pedro, quando este o foi buscar a Fronteira, foram ditadas pelo coração. Todos ficamos verdadeiramente impressionados com o Pedro, a quem desejamos que consiga concretizar o seu sonho de, nascido no Monte da Pedra, estudar a essência das pedras que juntas ajudam a formar este belo planeta.