Agora, sim, no Texas Bar da Comenda

 


Já aqui falámos do Texas Bar a propósito do toldo que encontrei na antiga Taberna do Ti Albino, paí do senhor António Mendes , que foi o proprietário do Texas. Hoje vive ainda paredes meia com esse café que tinha a particularidade de ter uma sala com bola de espelhos e o respetivo foco.


A bola de espelhos ainda lá está, bem assim como uma pequena coleção de vinis que certamente foram a alegria de muitos comendenses em tardes e noites dançantes.

Foi com orgulho que o sr. Mendes nos mostrou o Texas Bar, que mantém todas as suas caraterísticas e era comprovadamente um sítio que respeitava os três maiores emblemas do futebol português embora o emblema do Benfica esteja no centro...

Os mais novos costumavam dizer que iam ao 'Taborda', nos últimos tempos do nosso Texas Bar.

O Texas Bar está pronto para, após uma limpeza, voltar a funcionar, depois de ter fechado no início da segunda década do século XXI. Assim apareça alguém com vontade de fazer renascer este espaço numa Comenda hoje com menos gente e com uma oferta cada vez mais escassa a este nível.

Ter estado ali representou uma emersão arqueológica nas camadas mais recentes da história da Comenda/Castelo Cernado. E foi um privilégio ainda escutar paredes que sussurram os ecos de vozes e histórias de um passado recente.

Paris, Texas.

Texas, Comenda.

Este Alentejo que sempre nos surpreende e onde esperamos acabar os nossos dias. Que bom é estar aqui!